BRASILEIRO DE PARAPENTE – ARAXÁ – MG

17/09/2016 - Publicado por: Fernando - Categoria: Campeonatos - Tags: campeonatos

Pilotos de todo o Brasil se encontram para a segunda e ultima etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente na cidade de Araxá – MG.

Depois de uma primeira etapa em Castelo – ES com muita correria, com provas de alto nível,  não poderia ser diferente esse evento, pontos importantes de cada prova do dia, para a soma no ranking da Liga da Brasileira de Competidores de Parapente, esse que irá formar a equipe que representará o Brasil no Mundial da Itália 2017, além de consagrar o Campeão Brasileiro da temporada 2016.

O piloto mineiro Gilmar Couto chega como Campeão de Castelo – ES, e é pressão total, Frank Brown, que não tinha ido bem, desiste dessa a etapa, sábado dia de treino foi cancelado, entrada de vento forte e a tensão aumenta pois alguns com equipamentos novos “seletes” sem testar em voo, no final da tarde inscrição e distribuição de kits aos pilotos e tudo pronto para o inicio da etapa.

Primeiro dia de prova com o vento Norte/Nordeste a comissão de pilotos montaram um prova de 75km, Race to Goal em Aldeia de São João Batista “Serra da Canastra”, com um visual incíivel, mas com um resgate demorado, 40 km de estrada de terra com alguns trechos ruins, 68 pilotos no goal, Mauro Arruda “Kotoco” literalmente quase entrou entre as traves, nada sério. O matador do dia Cristiano Ricci “Vermelho” – OZONE EnZo2 / Nafar / SMEL / Black Bird / Naviter Brasil. na SPORT Eliabe Zeferino – NOVA Triton2 / Espaço Vip Marcas, e no FEMININO a argentina Mou Yin Kao – NIVIUK Peak4.

Segundo dia de prova e um Race to Goal de 64km, cautelosos pela cobertura na rota, houve mudança na ultima perna de contra vento, foram surpreendidos, 78 pilotos no Goal de Sacramento, nesse dia o susto foi dado pelo piloto de Foz de Iguaçu Deonir Spanscersk que bateu com a ponta da vela numa arvore no topo de um morrote, descuido relatado pelo mesmo passado pelo hospital, nada grave, somente susto. Uma coisa que tenho notado em termos de segurança nas seletes de competição é que realmente é o preço que se paga pela proteção, a galera reclama do peso, mas vale a pena. Matador do dia Samuel Nascimento “Samuka”  – GIN Boomeran10 /Sol Paragliders / Mazzoty Jeans / DiColore / Nossa Forma, na SPORT Wagner Antunes – UP TrangoXC3 / Fly by Ed e no FEMININO novamente Mou Yin Kao – NIVIUK Peak4.

2 dias com GOAL cheio e no terceiro dia de prova o vento de cauda fez com que a comissão de pilotos e a organização CANCELAR a prova do dia.

Metade do campeonato chegando e o Race to Goal de 92km com a chegada no Goal de Montes Altos foi vencida pelo mineiro Clayton Resende – GIN Boomerang10/ KeepFitness / Unifor / Base110 / CVLBH / AIRBOYSTeam, Cristiano Ricci “Vermelho”, já assume a liderança na OPEN e na SPORT Wagner Antunes mata a prova do dia e assume a liderança e no FEMININO a argentina  Mou Yin Kao segue na primeira posição.

Novamente no quinto dia de prova o vento de cauda atrapalhou a organização e prova CANCELADA, no sexto dia não foi diferente e mais uma vez prova CANCELADA e a terceira checagem de equipamentos em todos os pilotos da competição, verificação de homologação em capacetes, seletes, reservas ” 2 ” caso o competitor da CCC e velas, alguns contra tempo mas solucionado, creio que 2017 esse tipo de checagem seja uma mera formalidade e todos os pilotos que queiram participar do Campeonato Brasileiro tenha consciência do regulamento.

Ultimo dia de prova e a comissão de pilotos definiram um Race to Goal de 92km com Goal no Aeroporto de Jaguara, prova com o vencedor por tempo o gaucho Luciano Horn – GIN Boomerang10 / Fly by ED mas com a somatória dos pontos de liderança o matador do dia foi o carioca Rafael Saladini – GIN Boomerang10, na SPORT Enderson Mesquita – SKYWALK Cayenne5 / Mesquita e Advogados Associados e no FEMININO a mais próxima do GOAL foi a argentina Mou Yin Kao – NIVIUK Peak4.

Na etapa de Araxá o CAMPEÃO Cristiano Ricci “Vermelho”, Vice – Campeão Samuela Nascimento “Samuka” e em terceiro Rafael Salidini, seguido de Clayton Resende e Luciano Horn, os 5 primeiros colocados no pódio da OPEN, com esse resultado Cristiano Ricci “Vermelho” é o Campeão Brasileiro 2016, Marcelo Prieto “Cecéu” o Vice-Campeão e Deonir Spancersk em terceiro.

Na classe SPORT o vencedor da etapa foi Wagner Antunes, seguido de Harley Tavares, Moisés Sodré, Sandro Mottin e Roland Zgraggen. O Campeão Brasileiro da SPORT Moisés Sodré e o Vice – Campeão Weyder Barros.
Na classe FEMININA a vencedora foi a argentina Mou Yin Kao, seguido por Eliana Dias e Ana Glecia Chaves.

A Campeã Brasileira 2016 Eliana Dias após as pontuações das 2 etapas Castelo / Araxá e a Vice – Campeã Elisa Eisenlohr.

Fonte: http://www.abvl.net/brasileiro-de-parapente-araxa-mg/







SGC 2.0 CPP - Clube Pomerano de Parapente - Copyright 2013 © Todos os direitos reservados. Runtime Sistemas