Serviço Aeronáutico de Informação e a correta definição do que é NOTAM

17/09/2016 - Publicado por: Fernando - Categoria: Geral - Tags: notan espaço aéreo

A ABP, mais uma vez, vem esclarecer e orientar acerca de um assunto muito sério e que vem sendo tratado com distorção e desinformação por alguns.

Basta um minutinho para encontrar o site do Serviço Aeronáutico de Informação e a correta definição do que é NOTAM:

“Aviso que contém informação relativa ao estabelecimento, condição ou modificação de quaisquer instalações, serviços, procedimentos ou perigos aeronáuticos, cujo pronto conhecimento seja indispensável ao pessoal ligado à operações de voo.”

Mais um minutinho e você encontrará a seguinte explicação:

“O seu objetivo é divulgar modificações de qualquer instalação, estabelecimento, serviço, procedimento ou perigo aeronáutico, cujo conhecimento seja essencial para o pessoal ligado às operações de voo. Todo piloto deve consultar o NOTAM de um respectivo aeródromo/aeroporto, heliporto, FIR, sempre que se pretenda decolar, pousar ou sobrevoar nesses locais.”

Perceba que, ao requerer NOTAM para sua rampa, não significa que aeronaves estarão proibidas de entrar no espaço aéreo nele delimitado. Porque o NOTAM é um necessário aviso que consta nas Cartas Aeronáuticas, destinado a alertar a respeito de tudo aquilo que pode colocar em risco a aviação. Sua necessidade advém do fato dos pilotos terem por obrigação conhecer, antes de decolar, todos os “NOTAM’S” por onde irão sobrevoar, de forma a evitar acidentes. Portanto, não é verdade que se um avião entrar na área do NOTAM da sua rampa você poderá denunciá-lo a Autoridade Aeronáutica. Quem afirma isso teve preguiça de pesquisar e saiu falando bobagem, como muitas outras que são repetidas em nossa modalidade. A função do mundialmente adotado NOTAM é avisar ao piloto que em determinada área deverá manter atenção por conta de atividade que coloca a aviação em risco. É óbvio que é obrigatório, porque sem ele o piloto nunca saberá que na frente da sua rampa deverá ficar atento para desviar de parapentes, por exemplo.

Esteja certo de que a ABP nunca abusará da sua boa-fé pela divulgação de conceitos equivocados, porque, do contrário, não mereceríamos a sua confiança. Queremos seu apoio apenas pela confiança em nosso trabalho!

Você já leu a Opinião Legal - Legislação e Entidades Esportivas?

Leia para evitar que mais uma vez você seja enganado!

Clique aqui:
http://www.abp.esp.br/userfiles/files/opiniao_legal_2016.pdf

Site AISWEB: http://www.aisweb.aer.mil.br/

Diretoria ABP
Somos todos Parapente
Somos todos ABP







SGC 2.0 CPP - Clube Pomerano de Parapente - Copyright 2013 © Todos os direitos reservados. Runtime Sistemas